Autor: admin

Higiene Bucal e COVID 19

Higiene Bucal e COVID 19

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a maior preocupação é cuidar da higiene pessoal, principalmente das mãos.

Mas os cuidados com a higiene bucal também devem ser lembrados, afinal, uma das portas principais de entrada do vírus é a boca.

O estado de saúde do paciente que tenha contraído a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta. E, ainda, que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa.

É muito importante que nós façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração.

Também devemos lembrar que a troca de escova dental que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação, além da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal.

Lentes de Contato Dentais

Lentes de Contato Dentais

Laminados cerâmicos, facetas cerâmicas ou lentes de contato dental

Lente de contato dental, laminado cerâmico ou faceta de cerâmica

É uma restauração cerâmica fina ou ultrafina que recobre a face vestibular do dente (a parte frontal). Pode recobrir também a parte incisal (a borda do dente) e também, a parte oclusal (parte que mastiga dos dentes posteriores).

Fotografia aproximada de uma lente de contato evidenciando sua fina espessura.

Indicações

  1.  Aumento de volume vestibular (parte frontal do dente)
  2. Aumento do comprimento incisal (borda do dente)
  3. Correção de cor (em dentes escurecidos) causados por traumatismos, restaurações antigas ou tratamento endodôntico (canal)
  4. Correção de posição (dentes desalinhados) quando o tratamento ortodôntico não é possível, ou não desejado pelo paciente.
  5. Fechamento de espaços após tratamento ortodôntico
  6. Além de várias outras …

Contra indicações

  1. Pacientes com baixa higiene oral
  2. Pacientes que não colaboram com a alimentação (alimentos muito duros podem fraturar as peças)
  3. Pacientes com bruxismo (hábito parafuncional de apertar ou de ranger os dentes) não controlado
  4. Dentes muito escurecidos (nesses casos, às vezes, é necessário um tratamento mais invasivo, a fim de alcançar a cor desejada pelo paciente)
  5. Quando o benefício estético e funcional é menor do que o custo biológico do desgaste do dente
  6. Além de várias outras …

Esse caso clinico evidencia a mudança estética e funcional de uma Reabilitação Oral complexa que foram realizadas, também, laminados cerâmicos.

Felicidade e elevação da autoestima da paciente após o término do tratamento.

Fotografias publicadas aprovadas pela paciente!

Restaurações estéticas em resina composta

Restaurações estéticas em resina composta

As resinas compostas atuais são amplamente utilizadas na Odontologia. Com qualidade estética, adesiva e resistência à mastigação podem ser utilizadas para restaurar tanto dentes anteriores quanto posteriores.

Esse tipo de restauração é amplamente utilizado por sua praticidade, simplicidade e custo acessível. Para realizar o procedimento, o dentista deve realizar o correto diagnóstico, com todas as informações necessárias, e formatar um plano de tratamento específico para o paciente.

Os profissionais que executam essa técnica devem possuir uma grande habilidade manual e ampla experiência clínica para conseguir reproduzir os detalhes anatômicos, nuances de cor e textura naturais dos dentes.

 

Clareamento Dental

Clareamento Dental

Vários fatores provocam o escurecimento dos dentes. As causas mais comuns são a ingestão de alimentos com alta capacidade de pigmentação (como café, vinho tinto, chocolate, etc), fumo, alguns medicamentos, traumatismo pular, pigmentação por restaurações  antigas, entre outras.

O clareamento dental pode ser realizado em pessoas acima de 16 anos, com a finalidade de reduzir o escurecimento dos dentes. Antes de iniciar o tratamento, o dentista precisa realizar uma avaliação clínica criteriosa para identificar eventuais alterações clínicas, tais como cáries ou alterações periodontais.

Como funciona o clareamento?

O gel clareador penetra no esmalte e na dentina do dente e ao entrar em contato com as moléculas dos pigmentos causadores do escurecimento ele as quebra em partículas menores que serão eliminadas por um processo chamado difusão.

Esse processo na enfraquece os dentes, o que pode acontecer é uma momentânea perda de minerais que será revertida pela ação da saliva.

Implantes Dentários

Implantes Dentários

O que é implante dental?

O implante é um parafuso de titânio introduzido cirurgicamente no osso alveolar (maxilar ou mandibular) que substitui a raiz do dente (como se fosse uma “raiz artificial”). Podem ser realizados implantes unitários (para repor apenas um dente), parciais (para repor alguns dentes perdidos) ou totais (para repor todos os dentes). A reabilitação através de implantes dentais proporciona conforto, eficiência e segurança na mastigação além da estética natural (bastante similar aos dentes naturais).

Para quem é indicado o Implante?

Você é um candidato ideal caso:

– Esteja faltando um ou mais de seus dentes;

– Seu crescimento maxilar esteja completo;

– Sua prótese removível não esteja confortável e/ou esteticamente adequada;

– Sua prótese removível falte estabilidade e retenção deixando-o inseguro;

– Tenha dificuldade na mastigação com suas próteses;

– Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos.

Finalidades do Implante

Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam o paciente;
Melhoria na qualidade da mastigação: com o implante a sobrecarga em dentes remanescentes diminui;
Frear a reabsorção óssea: o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as conseqüências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
Fases do Implante

1. Exames clínicos e de diagnóstico

Nessa fase será realizada uma anamnese completa avaliando a sua história clínica e serão solicitados e avaliados os exames complementares (radiografias, tomografias, modelos de estudo, exames de sangue, etc.).

2. Planejamento cirúrgico-protético

Essa etapa planeja a quantidade, posição e tamanho do implante, além de buscar prever a necessidade enxertos ósseo ou gengival com finalidade funcional ou estética

3. Cirurgia para instalação do implante

É um processo particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar-lhe sobre cada passo desse processo.

4. Pós- operatório

Depende de cada tipo de procedimento executado, geralmente é rápida. Informaremos todos os procedimentos para que a sua recuperação ocorra de forma eficiente e sem dor. Se necessário, receitaremos medicamentos para ajudar na recuperação. É fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções passadas.

5. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária

Nessa etapa é confeccionada a prótese sobre o implante. Aspectos estéticos, funcionais, fonéticos estão interligados para prover um tratamento completo A manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientaremos qual é a melhor forma de você cuidar da sua prótese. Mas vale lembrar que uma correta higienização bucal e visitas periódicas ao dentista são essenciais.

Dúvidas Freqüentes

É um tratamento doloroso?

Em todo processo a nossa preocupação é com o bem-estar do paciente. Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a verdade é que a odontologia moderna dispõe de meios muito avançados para fornecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na colocação dos implantes como nos dias seguintes ao procedimento.

Quais são os resultados?

Os resultados de implantes são estáveis. Mais de 93% dos casos são concluídos com sucesso. Uma boa higiene bucal e consultas de manutenção são essenciais para o bom funcionamento da prótese.

Quanto tempo dura o tratamento?

O tempo de duração do tratamento depende do caso de cada paciente. Iremos passar-lhe esta informação após analisar seu caso.

Guia para o cuidado e manutenção das próteses removíveis

Guia para o cuidado e manutenção das próteses removíveis

A saúde oral de pacientes completamente edêntulos é um fator diretamente relacionado com a qualidade de vida, nutrição, interação social e condição sistêmica de sáude.  A presença de biofilme em próteses totais tem sido relacionado com estomatite protética tanto quanto mais seriamente a pessoas mais idosas com condição sistêmica  comprometida. Portanto, recomenda-se:

  1. A remoção diária do biofilme bacteriano (placa bacteriana) presente na cavidade oral e na prótese removível é um parâmetro importante para minimizar estomatites e para ajudar a boa saúde oral e geral;
  2. Para reduzir o nível de biofilme e o potencial contaminação por fungos e bactérias, pacientes que usam próteses removíveis devem:
    1. Escovar diariamente a prótese com um efetivo limpador de prótese não abrasivo, que deve ser utilizadas somente fora da boca;
    2. Remover todo o resíduo de material após higienização antes de ser colocado na boca novamente.
  3. As próteses devem ser limpas anualmente pelo dentista para eliminar biofilme acumulado;
  4. As próteses NUNCA devem ser colocadas em água fervendo;
  5. As próteses não devem ficar imersa em solução de hipoclorito de sódio por mais de 10 minutos sob o risco de danificá-las;
  6. As próteses devem ser armazenadas imersas em água após limpeza para evitar o ressecamento;
  7. Adesivos, quando utilizados, podem otimizar a retenção e a estabilidade e evitam o acúmulo de alimentos por debaixo das próteses, mesmo em próteses bem adaptadas;
  8. Pacientes têm relatado um aumento na retenção, estabilidade e qualidade de vida quando utilizam adesivo; mas existem pouca evidência científica que os adesivos melhoram a função mastigatória;
  9. Pacientes que utilizam próteses removíveis devem visitar anualmente o dentista para avaliação da função, adaptação, perda óssea, lesões bucais e avaliação da saúde geral do paciente.

 

Fonte: Colégio Americano  de Prótese (2011)

Estética do Sorriso

Estética do Sorriso

Quando pensamos em um sorriso harmônico esteticamente, devemos lembrar que estética e  função andam juntas. A melhoria na autoestima, qualidade de vida e mastigação são conseguidas através da Odontologia Estética que abrange vários tipos de tratamento como os seguintes: reconstruções estéticas; correção da discromia (alterações na coloração dos dentes); mau posicionamento dentário; falta de dentes; oclusão desarmônica; correção de espaços entre os dentes e a Reabilitação Oral.

 

Qualquer tratamento estético ou cosmético necessita de um elevado talento clínico, de um profundo conhecimento técnico sobre os tipos de materiais e técnicas estéticas disponíveis, além de uma imaginação e uma sensibilidade aguçada, que irão influenciar no sucesso do tratamento.